Avaliação



Avaliar uma gema ou joia é uma tarefa complexa que exige conhecimentos técnicos e experiência junto ao mercado joalheiro, bem acima da média, é preciso ter um grande conhecimento: de produto, dos diferentes processos de fabricação, de estilos de épocas, dos diferentes critérios de avaliação existentes, dos joalheiros da alta joalheria e seus estilos, dos segmentos de venda de joia de época, usada e nova e dos leilões nacionais e internacionais. São dois tipos de avaliação: a direta, quando a joia está presente possibilitando o exame e a indireta, quando há ausência física da joia.

AVALIAÇÃO DIRETA
Serviço utilizado, principalmente, para identificar, avaliar qualidade e estimar o valor de gemas e joias para fins comerciais, partilhas de bens ou paraembasar seguros.

Cada gema ou peça é examinada e avaliada individualmente.Quando a identidade é atestada são estimadas a classificação e peso das gemas.
As informações técnicas coletadas podem ser passadas verbalmente ao solicitante ou por meio de um laudo de avaliação detalhado, emitido e entregue posteriormente.

AVALIAÇÃO INDIRETA
A Avaliação Indireta é aquela realizada sem a presença física das joias e gemas. Assim, não é possível uma apuração exata das especificações técnicas, sendo necessário coletar os esclarecimentos junto ao proprietário por meio de entrevista e utilizando-se, quando houver,outros elementos como certificados e fotografias.

Nesse tipo de avaliação, sempre resta uma margem de incerteza com referência a detalhes – como a pureza dos metais utilizados e a qualidade das gemas envolvidas – sendo necessária uma grande experiência sobre o que é praticado no mercado. Todos dados descritivos e/ou numéricos, incluindo medidas de peso, dimensões, teor de pureza de metais, classificação de cor e pureza de gemas são estimados.

AVALIAÇÃO DE PROJETO /DESENHO
Estima-se os pesos do metal e gemas a serem utilizados na peça pronta, o processo de fabricação e a mão-de-obra envolvidos para se chegar ao valor de fabricação da peça.